1

1

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PLANO DE AULA SOBRE O TRÂNSITO

Olá queridos.


Para os professores que andam ansiosos por bons planos de aula sobre trânsito fiz uma busca no Portal do Professor (MEC) e encontrei alguns  muito interessantes que com certeza renderão belas ideias e auxiliarão para uma melhor produtividade em sala de aula.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar para a necessidade do cumprimento de regras no trânsito a partir de um texto informativo.
Conhecer o funcionamento dos semáforos a partir de atividades práticas.
Atentar para as responsabilidades de pedestres e motoristas a partir de textos de instrução.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de Alfabetização e Letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Leitura do texto informativo pelos alunos:

Faz tempo. Desde que numa cidade os carros aumentam, problemas de trânsito começam. Os carros não podem andar como querem, para cima e para baixo, sem ordem - acabam acontecendo batidas. Além disso, há os pedestres, que também precisam circular pelas ruas e não podem ser atropelados.
Os sinais apareceram em Londres (Inglaterra) em 1870. Nessa época, lá, já havia muitos veículos (carruagens). Os sinais foram inventados nas cores usadas ainda hoje: VERDE, AMARELO e VERMELHO

Após uma leitura em duplas, o professor pedirá para que os alunos, nas duplas, discutam oralmente as seguintes questões: (As perguntas serão anotadas no quadro para que os estudantes sigam o roteiro)
  • Vocês acham que há problemas no trânsito? Quais?
  • Segundo o texto esses problemas são atuais?
  • Quando começaram os problemas?
  • Quais os problemas apontados pela autora?
  • Por que foram inventados os sinais?
  • Quando e onde foram inventados os sinais?
  • Em sua opinião, qual o objetivo da autora ao escrever esse pequeno texto?
  • Vocês acham que atualmente os motoristas e os pedestre respeitam os sinais de trânsito? Por quê?

Em seguida, as duplas apresentarão as discussões para toda a classe.

Momento 2
1 - Ainda em duplas, os alunos observarão a imagem abaixo, verificando quais os erros dos pedestres e dos motoristas no trânsito. Os erros serão marcados na figura e registrados, por escrito, no caderno de aula.




2 - Atividade de descoberta de palavras relacionadas a trânsito:

3 - Leitura do texto:




4 - Pintura da figura de acordo com o modelo:
(A figura modelo será exposta no quadro negro)

O professor lerá o seguinte texto para os alunos

CUIDADOS NO TRÂNSITO
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar. Para evitar esses acidentes temos que respeitar as leis de trânsito porque elas foram feitas para auxiliar a todos. Por isso é importante prestar bastante atenção nas dicas e cuidados no trânsito:
Preste muita atenção porque existem motoristas mal educados. Olhe para os dois lados quando for atravessar e espere os veículos pararem.
Atravesse sempre na faixa de pedestres ou nas passarelas. Elas foram feitas para te ajudar.
Se a rua não tiver faixa nem semáforo atravesse em lugar reto e sem curvas para poder enxergar os carros.
- Ande na calçada. - Se não tiver calçada ande próximo ao muro da direção contrária dos veículos.
- Não corra ao atravessar a rua.
 - Não coloque a cabeça ou braços para fora da janela e nem fique em pé dentro do carro ou ônibus porque isso pode provocar acidentes.
- Se houver policiais ou agentes municipais de trânsito siga as suas orientações ou peça alguma instrução se tiver dúvidas.
- Se você vai para escola de ônibus, espere-o parar para poder entrar e sair.
- Evite brincadeiras que possam distrair o motorista.
- Use sempre cinto de segurança e ajude seus pais lembrando que todos devem usar o cinto de segurança.
- Se você tem menos de 10 anos, só pode sentar no banco de trás.
- Se for dar um passeio com seu animal cuide bem dele. Use a coleira para que ele não ande na direção dos carros.
- As crianças não podem brincar, andar de patins, skate ou bicicleta no meio das ruas e próximo aos automóveis. Todos devem fazer essas atividades no parque, clube, praça, jardim, quintal, campo ou na escola.
- Se a bola cair na rua não corra para buscá-la. Peça isso para adulto ou olhe se está vindo um carro antes de ir buscá-la.
- Menores de 18 anos não podem dirigir veículos ciclomotores.
Para ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade do trânsito, devemos seguir essas dicas e ensiná-las para todos. Afinal, um trânsito seguro depende de todos nós!

Em seguida, dividirá a turma em grupos e entregará aleatoriamente um conselho lido acima para cada grupo. Para tanto, o professor reproduzirá as dicas em tiras de papel e as entregará para as equipes.
As equipes comentarão o conselho e o ilustrarão em uma folha de ofício, elaborando uma legenda escrita para a imagem.
Ao final será montada uma exposição dos desenhos.

Exemplo: Na dica: Não corra para atravessar a rua, os alunos poderão ilustrar uma pessoa atravessando na faixa de segurança e escrever abaixo do desenho a própria dica ou inventar uma legenda adequada como: cuidado ao atravessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário